Páginas

15.3.06

A.I. é aqui

Quando eu assisti ao filme de Kubrick/Spielberg A.I., a parte de que mais gostei foi o final, em que os ETs esbeltos, ou seriam robôs, sei lá, iam encontrar o Pinóquio nas profundezas do oceano. Quando esses seres extraordinários lá chegam, começam a conversar entre si. Só que essa conversa não era bem uma conversa, nesses nossos moldes mundanos. Era uma coisa linda, assim, bem bonita e quântica. Eles, simplesmente, cheios de classe, estendiam o braço sobre a cabeça do seu semelhante e pimba, comunicação estabelecida. Nenhum som carecia ser emitido, nem um olhar, nem nada. Só o braço fino, longo, pairando na cabeça do outro. Coisa linda mesmo. O enigma da vida estava resolvido. Wittgenstein, Habermas, sinto muito, mas de nada mais adiantavam vossas especulações.

Bom. Negócio é o seguinte. A.I. é aqui.

Pesquisadores exibem máquina que lê e traduz pensamentos na CeBIT

13/03/2006 – 16h45InfoMoney

SÃO PAULO - Cientistas do Instituto Fraunhofer e neurologistas do Charite Hospital de Berlim, juntos, anunciaram na CeBIT, feira de tecnologia que acontece em Hanover, Alemanha, um leitor de mentes.

Pode parecer impossível, mas o grupo de cientistas conseguiu desenvolver um sistema que recebe sinais do cérebro e os interpreta, de acordo com uma base de dados, traduzindo-os em imagens e palavras.

Enquanto especialistas em neurologia forneceram o conhecimento fisiológico sobre o órgão, acerca dos estímulos e reações em cada parte do cérebro, os especialistas de computação transformaram os dados em números e códigos.

Assim, através de uma espécie de touca de natação de couro, ligada a diversos fios, são transmitidos sinais elétricos do cérebro para o computador, que os reconhece e interpreta, transformando-os em comandos.

Na prática, a máquina pode entender o que uma pessoa pensa. Na apresentação na CeBIT, neste final de semana, dois homens foram usados. Sem que nenhum dos dois sequer se mexesse, imagens, palavras e até mesmo frases inteiras se formaram na tela dos computadores.

Por enquanto, a experiência ainda consome bastante tempo, levando vários minutos para formar uma sentença, porém já significa um grande avanço. A idéia é utilizar a nova tecnologia em pessoas que sofrem de paralisias corporais mesmo estando com o cérebro perfeitamente intacto, devolvendo-lhes a capacidade de se comunicar.

Há planos de trabalhar no sentido de descobrir uma forma de utilizar o sistema para ajudar pacientes mutilados a controlarem próteses apenas com a mente, como fariam com um membro natural.

A máquina ainda não deverá chegar ao mercado. Seus criadores ainda planejam dedicar entre dois a quatro anos para mais estudos em torno do projeto, o que inclui pesquisas e testes de aplicações em pacientes.

3 comentários:

Anônimo disse...

mááá
massa teu blog (y) só podia ser minha irmã. :)
;**

Anônimo disse...

Marina é uam pessoa extraordinária, por isso gosto tanto dela.

Não tive a oportunidade de ler seu blog completamente ainda, apenas duas das histórias, mas acredito que as demais escritas assim como as futuras são de igual bom gosto e não acredito em nada que possa vir de uma mente tão brilhante poderia ser diferente disso.

Adorei!

Beijos,

Paulinho.

Anônimo disse...

eu vi um video de dois caras jogando Pong usando algo similar... se um dia eu achar de novo eu mando pra vc... tá aqui em algum lugar