Páginas

8.3.06

Marinas

Para compensar um final de semana de carnaval super animado, só mesmo outro de muita, mas muita caretice. You can't always get what you want, já disse o filósofo.

Eis que eu, mal me recuperava da ressaca, fui passar dois dias fazendo prova de concurso público, em que nada menos que 640 candidatos disputam uma vaga. Isso foi lá em um colégio privado em Boa Viagem.

Já estava na última etapa, na tarde do domingo, completamente estafada, quando decidi que era hora de esticar as pernas. No banheiro, passo pelo detector de metais rotineiro (um saco) e entro em uma das cabines, em tempo de perceber uma senhora limpando a cabine em frente. Alguns instantes depois, eu lá no meu momento íntimo, a senhora começa a papear com a fiscal do concurso, que me esperava. Já que a mim não restavam outras opções disponíveis, ouvi.

- É muito dinheiro que ganha quem passa nesse concurso, né?
- É.
- Quanto? Uns 4.000?
- 8.000.
- Danousse. É, agora vejo por que tem tanta gente aqui. Por isso eu digo pra meus filhos. Eles têm que aproveitar essa chance do colégio, de estudar aqui com bolsa.
- Como é mesmo o nome deles, Lindalva?
- Henrique e Marina. (Eita, lelê, tinha que ser.)
- ...
- Ele tem 9 e ela tem 12. É por esses meninos que eu trabalho sábado, domingo, feriado, sempre que o colégio me chama, eu venho. Eles têm uma oportunidade muito boa aqui.

Queria escutar o resto, estava precisando de um pouco de vida no meu dia. Simularia uma prisão de ventre com perfeição, no maior silêncio da dor, a fiscal nem se importaria com minha demora, ficaria até com dó, tenho certeza.

Mas dá licença que eu tenho que ir ali tentar ganhar um salário de 8.000 reais. (Que eu posso ser uma bestona nos pensamentos, mas tento ser menos nas ações, ora pois.)

Volto pra sala, faço a prova compenetrada. Se bem que, depois. Ai, ai. Dona Lindalva e minha xará.

Será que eu preciso desses dígitos tanto assim?

Um comentário:

Anônimo disse...

Ei, pra sustentar o jantar de depois da prova eu acho q vc vai precisar de todos esses dígitos kkkkkkkkkkk... Por sinal, esse jantar vai ficar eternamente na minha lembrança!!!!!