Páginas

17.4.06

A Graça do meu Manjericão

Faz algumas semanas que estou cuidando de uma plantinha, de estimação. Isso mesmo, trata-se de um belo dum manjericão. Gostoso que só ele, já rendeu vários molhinhos que papamos no jantar.

Mas a dona dele que vos fala não é lá essas coisas. Sempre se esquece de alimentar o bichinho, nem deixa o pobre produzir os ATPs dele direito.

O pior de tudo foi justamente nesse feriado que passou. Depois de três dias completamente ao léu, o espécimen de criação ficou sequinho, sequinho. Murchinho, murchinho. Chega deu peninha quando voltei do meu retiro.

Mas Deus é grande. E com toda a sua grandeza, que se mostrou ainda maior nesses dias que agora se sucederam, dedicados unicamente a Sua Magnificência (como é que chamam a um reitor de universidade assim, pelamãedoguarda), fez ressurgir das cinzas o meu amado manjericão, sim! E para isso, tchã ra ra rann, só bastou um (!) diazinho de maior atenção de minha parte ao dito cujo (i. e. dei água, finalmente, pro total desafortunado de outrora). E o milagre se fez.

É essa a estória. O manjericão ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está sentado à direita do meu outro pezinho de estimação, este de hortelã, não menos apetitoso do que o outro, mas, devo frisar, dá bem menos trabalho do que o hiper sensível manjericãozão. A hortelã vai se ramificando, de qualquer jeito, tão linda, bem mais humilde. Ai, quando vejo os dois ali hoje, nham nham!!!

E pior que dia desses sonhei que o manjericão estava com chagas, tinha sido todo podado por minha mãe, o bichinho. Que sonho mais louco. Mas acordei.

Mermão. Esse assunto páscoa já morgou, né?

É, mas é assim mesmo, eu perco a Graça mas não perco a Piada, hehe.

Sabe o que é também, no meu calendário australiano 2006 tem dizendo assim, que hoje, dia 18, é: Easter Tuesday (TAS). Exatamente assim. Aí me inspirei de novo por essa graça, in both senses, me lord. Que pinóia de TAS é isso? Será que é porque é só na Tasmânia. . . ?

?

Por falar em ditongos crescentes, hoje também faz 100 anos do terremoto da Califórnia. Só para constar.

***
Pros cozinheiros, ou gastrônomos, botânicos, biólogos, diletantes: manjericão é o mesmo que basílico, mesmo?

3 comentários:

Pedro Parini disse...

TAS deve ser de Tasmânia mesmo. Parece que os feriados lá na Austrália são diferentes a depender da região ou estado-membro da federação. Dá uma olhada na última página do calendário (sabe que sou agoniado, né, não consigo esperar que os meses se passem pra ver cada uma das paisagens de cada mês, terminei indo até dezembro).

Basilico é como chamam manjericão na Itália. Já viu um italiano pronunciando uma vogal com o til? Termina dizendo "mangericau" ou "mangericon". É melhor que digam basilico mesmo.

:)

Anônimo disse...

You and Pedro are right, Marina! (TAS) means it's just a holiday in the state of Tasmania, because the public holidays are dependent on which state you're in. We only had a holiday on Friday and Monday! Maybe I should move to Tasmania.....

abiribombi disse...

thank me friends for the lovely information!

küssi and saudades, sarah aus australien.

maybe, yeah, you should be the attorney of that little cute TAS monster.